Dados do Município

Américo Brasiliense, uma doçura de cidade

“Cidade Doçura”, como é conhecido o município de Américo Brasiliense fica na região central do estado de São Paulo. A cidade leva esse título devido à atividade canavieira predominar no município, sendo essa a principal fonte da economia.

Américo está localizada numa região estratégica, de fácil escoamento de produtos, próxima a grandes centros como Araraquara (7km), São Carlos(57km), Ribeirão Preto (80km), São José do Rio Preto (180km) e da Capital (260km).

Nela estão instalados importantes expoentes de saúde, como o Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB) que atende pacientes de toda a micro-região de Araraquara e também a Fábrica de Remédios do Governo do Estado (Furp), que exportará medicamentos para outros países, evidenciando o nome da cidade internacionalmente.

Em 21 de março de 1965 foi emancipada do município de Araraquara. Sua população de quase 35 mil habitantes — segundo o CENSO 2010 — é bastante miscigenada, pois recebe até hoje famílias de estados como Bahia, Piauí e Maranhão que chegam em Américo para trabalhar nas usinas de cana-de-açúcar.

[divider]

Geografia

O município de Américo Brasiliense possuí área territorial de 123,429 km², localiza-se na região central do Estado de São Paulo, tendo como cidades limítrofes, Araraquara, São Carlos e Santa Lúcia. Suas coordenadas geográficas são, o paralelo de 21º04’L.S. e o meridiano de 48º 7’L.W.

[divider]

Clima
O clima é do tipo subtropical, com temperaturas médias anuais de 22°C, com inverno ameno, sendo raro o fenômeno da geada. Chuvas (1.250 mm) bem distribuídas durante o ano, sendo abundantes no verão e pequena a pluviosidade no inverno, derivada das intermitentes frente fria que passam pela região nessa estação.

[divider]

Hidrografia
O município de Américo Brasiliense é um dos mais ricos em minas de água do estado de São Paulo; no total são 25 nascentes.

[divider]

Relevo
A cidade está situada no Planalto Ocidental Paulista, desfrutando de uma suave topografia, com altitudes médias em torno de 700 metros, permitindo um fácil escoamento das águas pluviais, portanto, livre de enchentes.

[divider]

Economia

Agroindústrias
A atividade canavieira predomina no município, sendo esta a maior fonte da economia da cidade. Localizada no município, a Usina Santa Cruz está entre as 15 maiores usinas do país, considerando-se o volume de cana moída e atende ao mercado nacional e internacional de açúcar e álcool e seus subprodutos energéticos.

Indústrias
Inaugurara em julho de 2009 pelo governo do Estado de São Paulo, a Fundação para o Remédio Popular (FURP), que será responsável pela fabricação de 294 milhões de unidades de medicamentos por mês, está incluindo Américo Brasiliense no cenário da indústria internacional, na medida em que parte dos medicamentos aqui fabricados serão destinados a atender o mercado internacional.

Além da produção, a nova unidade vai priorizar a embalagem dos remédios em dose unitária com o objetivo de baratear ainda mais o preço. Na iniciativa privada, também existem inúmeras indústrias alocadas na cidade. Um exemplo é a multinacional norte-americana Whitford — que atua no desenvolve e fabricação de revestimentos antiaderentes —, cuja sede sul-americanda está sediada em Américo Brasiliense

Pular para o conteúdo