Américo Brasiliense Realiza Formatura de 500 Alunos do PROERD 2018

Na noite do último dia (23), no Ginásio de Esportes “Novênio Pavan Filho”, aconteceu a formatura dos 500 alunos com idades entre 10 e 11anos, que fizeram parte do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD).

A solenidade aconteceu para a entrega dos certificados aos alunos do PROERD. Fizeram parte da mesa de honra o Prefeito Dirceu Pano acompanhado da 1ª Dama Maria Eunice Pano, a Vice Terezinha Viveiros, o Capitão PM Ricardo Domingos Júnior Comandante da 3ª Companhia de Policiamento em Araraquara, na ocasião representando o Tenente Coronel PM Adalberto José Ferreira que é o Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o Vereador Diego Viveiros representando a Câmara Municipal, o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Vagner Adriano Arruda e a Diretora Municipal de Educação Elizandra Marques de Assumpção.

Estiveram presentes ainda na solenidade, os Vereadores João Antônio (Alemão), Luzimar Baianinho, O Diretor de Esportes Lia Geraldo, o Diretor de Comunicação João Francisco Amaral e o Chefe de Gabinete Jozuel Duque.

O Instrutor do PROERD Cabo PM Tiago ao dirigir a palavra para os formandos foi “ovacionado” por todos os 500 formandos.

As escolas municipais e particulares que participaram do programa no ano de 2018 foram a Emef “Atemaro Rodrigues de Souza”, a Emef “Dona Lúcia Mariana Romania Berti”, a Emef “Dr. João Baptista Pereira de Almeida”, Escola Maria Imaculada, Centro Educacional Micheloni – Sistema Objetivo e Emef “Professor Virgílio Gomes”.

As Diretoras da Emef “Dona Lúcia Mariana Romania Berti” Simone Elaine Garcia, da Emef “Dr. João Baptista Pereira de Almeida” Paula de Castro Scanuela, da Escola Maria Imaculada Maria Aparecida Mantoanelli, do Centro Educacional Micheloni Cléia Santilli Luppi e da Emef “Professor Virgílio Gomes” escolas participantes também estiveram presentes.

A Banda da Polícia Militar do 13º BPMI se fez presente na cerimônia. Sob a regência do 1º Sargento PM Ribeiro abrilhantou ainda mais a cerimônia com a execução do Hino Nacional Brasileiro, que foi escrito por Joaquim Osório Estrada e a música de autoria de Francisco Manuel da Silva, mais algumas canções como “Eu não existo longe de você” de autoria da cantora Adriana Calcanhoto e gravado no ano de 2004.

Alguns membros da equipe de Karatê do Departamento de Esportes de Américo Brasiliense, sob o comando do Prefeito Dirceu Pano que é Sensei Faixa Preta 5º DAN e do Chefe de Gabinete Jozuel Morais Duque que também é Sensei Faixa Preta 5º DAN, com a condução do Sensei Wander Bispo que é Faixa Preta 1º Dan formado pelos Senseis Dirceu Pano e Jozuel Duque e o auxílio da karateca Eduarda Costa Faixa Marron executaram o Kata em equipe feminina, o Kata em equipe masculina e o Kata em equipe mista.

A entrega dos certificados foi realizada para um aluno de cada 5º ano que representaram os 500 formandos. Após as entregas e homenagens foi a vez do Mascote do PROERD, O Leão “DARE” comparecer a solenidade.

O PROERD Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, tem o grande objetivo de juntas a família, a escola e a polícia para trocas de informações aos alunos, facilitando o reconhecimento do perigo do uso de drogas, assim como a forma de evitá-las. O PROERD ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

É um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, ou seja, na escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.

Em especial às crianças no 5º ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para se manterem longe desse grande mal.

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar.

Que permitirá às crianças desenvolverem atitudes positivas em relação às autoridades e respeito pelas leis.

E é por isso que acreditamos que um melhor, começa em falar sempre a verdade, adquirir sabedoria para orientar corretamente, polir atitudes e pensamentos com os pais são a ponte necessária, o traço de união e o elo natural que une a família à sociedade.

O PROERD tem origem na polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, mostrando alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

O programa chegou ao Brasil em 1992 e hoje é realidade em São Paulo e vários outros estados brasileiros.

O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre os alunos, a escola, a família e a polícia militar.

O PROERD tem como objetivos principais livrar crianças do contato nefasto com as drogas e também estimular o desenvolvimento da ética e cidadania.

Policiais Militares fardados levam dentro de seus corações o compromisso de educar as crianças e adolescentes com temas que abordam questões sobre drogas, autoestima, violência e valorização da vida.