Américo Brasiliense Realiza Formatura de 500 Alunos do PROERD 2019

Na noite do dia (05) de Dezembro, no Ginásio de Esportes “Novênio Pavan Filho”, aconteceu a formatura dos 500 alunos com idades entre 10 e 11anos, que fizeram parte do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD) 2019.

A solenidade aconteceu para entregar os certificados aos alunos do PROERD. Fizeram parte da mesa de honra o Prefeito Dirceu Pano acompanhado da 1ª Dama Maria Eunice Pano, a Presidente da Câmara Municipal Dra. Marly Luzia Held Pavão, o Comandante do Pelotão de Américo Brasiliense, o 1º Sgt. PM Florival que representou o Capitão Ricardo Domingos Júnior Comandante da 3ª Companhia de Policiamento, os Vereadores João Antônio de Moraes Neto (Alemão) e Thiago Vieira Lima (Thiaguinho), o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Vagner Adriano Arruda e a Diretora Municipal de Educação Elizandra Marques de Assumpção.

Estiveram presentes ainda na solenidade, o Diretor de Comunicação João Francisco Amaral, o Chefe de Gabinete Josuel Duque, a Diretora da EMEF “Atemaro Rodrigues de Souza” Maria Aparecida Buzzo Treve e a Coordenadora Pedagógica Rejane Therezinha da Silva, a Diretora da EMEF “Dona Lúcia Mariana Romania Berti” Simone Elaine Garcia e a Coordenadora Pedagógica Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz, a Diretora da EMEF “Dr. João Baptista de Almeida” Paula de Castro Escanuela e a Coordenadora Pedagógica do Fundamental Carina Brissolare Sancanari, o Diretor da EMEF “Profº. Virgílio Gomes” Silvio Marques de Figueiredo e a Coordenadora Rivanice Machado Pires e a Chefe do Setor de Educação Básica Claudia Aparecida Flores Rodrigues.

O Instrutor do PROERD Cabo PM Tiago ao dirigir a palavra para os formandos foi “ovacionado” por todos os 500 formandos.

As escolas municipais e particulares que participaram do programa no ano de 2019 foram a EMF “Atemaro Rodrigues de Souza”, a EMEF “Dona Lúcia Mariana Romania Berti”, a EMEF “Dr. João Baptista Pereira de Almeida”, Centro Educacional Micheloni – Sistema Objetivo e EMEF “Professor Virgílio Gomes”.

A Banda da Polícia Militar do 13º BPMI se fez presente na cerimônia. Sob a regência do 1º Sargento PM Ribeiro abrilhantou ainda mais a cerimônia com a execução do Hino Nacional Brasileiro, que foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e a música de autoria de Francisco Manuel da Silva, mais algumas canções que deixaram a cerimônia ainda mais emocionante.

A entrega dos certificados foi realizada para um aluno de cada 5º ano que representaram os 500 formandos.

O PROERD Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem o grande objetivo de juntas a família, a escola e a polícia para trocas de informações aos alunos, facilitando o reconhecimento do perigo do uso de drogas, assim como a forma de evitá-las. O PROERD ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

É um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, ou seja, na escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.

Em especial às crianças no 5º ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para se manterem longe desse grande mal.

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar.

Que permitirá às crianças desenvolverem atitudes positivas em relação às autoridades e respeito pelas leis.

E é por isso que acreditamos que um melhor, começa em falar sempre a verdade, adquirir sabedoria para orientar corretamente, polir atitudes e pensamentos com os pais são a ponte necessária, o traço de união e o elo natural que une a família à sociedade.

O PROERD tem origem na polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, mostrando alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

O programa chegou ao Brasil em 1992 e hoje é realidade em São Paulo e vários outros estados brasileiros.

O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre os alunos, a escola, a família e a polícia militar.

O PROERD tem como objetivos principais livrar crianças do contato nefasto com as drogas e também estimular o desenvolvimento da ética e cidadania.

Policiais Militares fardados levam dentro de seus corações o compromisso de educar as crianças e adolescentes com temas que abordam questões sobre drogas, autoestima, violência e valorização da vida.