Agenda

Américo Brasiliense Sediará Oficina Preparatória para Operação Estiagem da Defesa Civil Estadual

No dia 27 de março de 2018, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) realiza, em parceria com as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros, as Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem (OPOE) em todo o Estado de São Paulo.

O treinamento teórico acontecerá na Câmara Municipal de Américo Brasiliense à partir das 08h00min, sito na Rua Manoel Borba, nº 298, no Centro e o prático acontecerá no Recinto de Eventos Basílio Quadrado, localizado na Avenida Santo Antônio s/nº.

Nesta oficina a CEDEC/SP abordará temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para decretação de situação de anormalidade e como solicitar recursos ao governo estadual e federal. Também serão abordados sobre o uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal, critérios do Programa Município Verde Azul.

As instituições convidadas falaram a respeito da “Operação Corta-Fogo” da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrará aulas práticas.

O período vespertino é dedicado ao Corpo de Bombeiros que ministra aulas práticas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.