Agenda

Campanha de Vacinação contra a Raiva em cães e gatos começa em Américo Brasiliense

O Centro de Controle de Zoonoses inicia neste dia 03/11/14, no Bairro Sinhá Prado Guimarães a campanha de vacinação antirrábica  em cães gatos.

chamada-campanha-raiva1

A estratégia de vacinação adotada pelo Município será feita inicialmente casa a casa, logo após as equipes seguirão para zona rural. O horário da vacinação será das 8:00 às 15:00 horas.

Embora a raiva esteja controlada, é necessária vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Departamento de Saúde, Vigilância Epidemiológica,  e  Alunos e Professor da Faculdade de Medicina Veterinária UNICEP.

Informações úteis:

• A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;
  • Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;
  • Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia; levando o mesmo até a equipe.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica vá até uma Unidade Hospitalar imediatamente 3393-9800
  2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
  3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias; trabalho feito pelo Centro de Zoonoses junto ao proprietário
  4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com a Unidade Hospitalar mais próxima a sua casa, 3393-9800