Centro de Referência da assistência Social – CRAS

cras

CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

ENDEREÇO:

Rua Antonio Nelson de Carvalho, 1108 – Luiz Ometto II

Américo Brasiliense-SP      CEP: 14820-000

Ponto de Referência: Na praça do bairro Luiz Ometto II ao lado da Igreja São João Batista

Telefone/Fax: (16) 3392-3529

E-mail: coordenacao.cras@americobrasiliense.sp.gov.br

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HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

De Segunda à Sexta-feira, das 08:00 às 17:00 horas

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EQUIPE DE REFERÊNCIA:

Coordenadora atual: Aledy Almeida Zanoni

Psicóloga: Daniela Cristina Duque

Assistente Social: Paloma Cristina da Costa Pereira

Supervisora do Programa Criança Feliz: Debora Cristina Grecco

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Inaugurado pela Prefeitura de Américo Brasiliense no dia 28 de Maio de 2011, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

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O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Tem por objetivo prevenir as situações de risco.

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 FORMAS DE ACESSO:

Demanda Espontânea;

Encaminhamentos através das demais políticas públicas;

Através de Busca Ativa;

Beneficiários de Programas de Transferência de Renda.

 

 SERVIÇOS DE CARATER CONTINUADO OFERTADOS PELO CRAS:

– Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); e o

– Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

 

o   PAIF – SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA

Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos aos serviços de outras políticas setoriais, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar.

 

o   SCFV – SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

O SCFV tem como objetivos prioritários: prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizar o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Ocorre por meio do trabalho em grupos (ou coletivos) e organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

HORÁRIO DAS OFICINAS (SCFV):

Crianças de 3 à 6 anos – Grupo acompanhado por uma Psicopedagoga.

– Segundas e Quartas-feiras, das 09:00 às 10 horas e 20 minutos.

Crianças de 6 à 12 anos – Grupo acompanhado por uma Psicóloga e um Educador Físico.

– Segundas-feiras, das 13 horas e 30 minutos às 15:00 horas.

– Quintas-feiras, das 09 horas e 30 minutos às 11:00 horas.

Adolescentes de 12 à 16 anos – Grupo acompanhado por uma Psicóloga.

– Terças-feiras, das 14:00 às 15 horas e 30 minutos.

Idosos – Grupo acompanhado por uma Terapeuta Ocupacional.

Terças e Quintas-feiras, das 13 horas e 30 minutos às 15:00 horas.

IMPORTANTE:QUALQUER PESSOA PODE PARTICIPAR DO SERVIÇO DE CONVIVENCIA, É SÓ COMPARECER! NÃO PRECISA SE INSCREVER OU PARTICIPAR DE ALGUM PROGRAMA SOCIAL PARA ISSO!

o   SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NO DOMICÍLIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSAS

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento.

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CURSOS DE CAPACITAÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA

Em parceria com o CRAS, o Fundo Social de Solidariedade atualmente realiza os cursos abaixo relacionados:

– Bonecas de Pano;

– Flores Artesanais;

– Cabeleireiro;

– Aplique;

– Bordado em Fita;

– Macramê;

– Manicure e Desenho artísticos em unhas;

– Pintura em Tecido;

– Caixas de Presente;

– Bordado em Chinelo;

– Bijuteria. 

 

EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA

O CRAS realiza a inserção e acompanhamento dos Beneficiários dos Programas do Governo do Estado de São Paulo, abaixo relacionados, através de Visitas Domiciliares, Ações Socioeducativas, Palestras, Encontros e Encaminhamentos para a Rede de Serviços.

– Ação Jovem:  

População-alvo:Jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Objetivo:O Programa Ação Jovem objetiva promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica e a oferta de atividades complementares, com foco na preparação para o mercado de trabalho.

Valor do benefício:R$ 80,00 por mês, pelo período de 12 à 36 meses – dependendo dos critérios e avaliação da equipe técnica.

 

 

– Renda Cidadã:

População-alvo:Famílias com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo nacional.

Objetivo:Promover ações complementares e conceder apoio financeiro temporário direto à família, visando a autossustentação e a melhoria na qualidade de vida da família beneficiária do programa.

Valor do benefício:R$ 80,00 por mês, pelo período de 12 à 36 meses – dependendo dos critérios e avaliação da equipe técnica.

– São Paulo Amigo do Idoso:

Com o Cartão Amigo do Idoso, o beneficiário receberá uma complementação de renda de R$ 100,00 por mês. Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e estar fora dos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

 

ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

As condicionalidades do PBF visam ao reforço do direito de acesso das famílias às políticas de saúde, educação e assistencia social e possibilitam promover a melhoria das condições de vida. As famílias que entram no PBF assumem alguns compromissos com a saúde, a educação e a assistencia social de todos os seus integrantes, principalmente de crianças, adolescentes e gestantes. Esses compromissos e condicionalidades fazem parte das regras para permanecer no Programa.

O acompanhamento familiar consiste no desenvolvimento de intervenções desenvolvidas em serviços continuados, com objetivos estabelecidos, que possibilita à família o acesso a um espaço onde possa refletir sobre sua realidade, construir novos projetos de vida e transformar suas relações familiares e comunitárias.

 

ENMINHAMENTO/AGENDAMENTO NO INSS PARA POSSÍVEL CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – B.P.C.

O Benefício de Prestação Continuada – BPC é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, (art. 203, V), e regulamentado pela Lei 7.842/93 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS). Consiste no pagamento de 01 (um) salário mínimo mensal à pessoa com deficiência, sem limite de idade, ou à pessoa com idade superior a 65 anos, que comprove não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. Não é aposentadoria, nem dá direito ao 13º pagamento.

Para ter acesso ao benefício o usuário deve possuir renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo e comparecer a uma agência do INSS munido de certidão de nascimento ou casamento, RG, carteira de trabalho, CPF, comprovante de residência, documento legal, no caso de procuração, guarda, tutela ou curatela.

A orientação e encaminhamento dos usuários para atendimento no INSS também é feita pelo CRAS, através do agendamento pelo telefone 135 da Previdência Social.

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Dentre as principais atuações do CRAS destacam-se

 

  • Acolhimento;
  • Intervenções individualizadas;
  • Visita Domiciliar;
  • Acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência;
  • Encaminhamento e acompanhamento na rede de proteção social e demais serviços;
  • Orientação e apoio na garantia dos direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;
  • Busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade social;
  • Acompanhamento familiar objetivando o fortalecimento dos vínculos afetivos, o protagonismo e a autonomia;
  • Plano Individual de Atendimento Familiar: a equipe técnica avalia as necessidades específicas de cada família e, junto com ela cria planos e metas para superação das dificuldades e conflitos;
  • Realização de Grupos, Encontros, Palestras e Passeios;
  • Mapeamento do território, identificando áreas de maior vulnerabilidade social com intuito de intervir de acordo com cada realidade;
  • Reuniões articuladas com a rede (Educação, Saúde, Esporte, Promoção Social, Conselho Tutelar, Ministério Público, Segurança Pública entre outros).

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