III Conferência Municipal de Saúde é Sucesso em Américo Brasiliense.

Na tarde de 08 de julho, no Centro Educacional e Apoio Pedagógico “Novênio Pavan”, na Cidade de Américo Brasiliense aconteceu a III Conferência Municipal de Saúde com o tema “A Saúde que temos e o SUS que queremos”. O evento que foi aberto às 12h: 00min e teve encerramento oficial por volta das 18h: 00min contou com a participação popular de 200 pessoas e teve aprovação total das propostas apresentadas.

A III Conferência contou com a presença de várias autoridades como o Prefeito Dirceu Pano, a Presidente do Fundo Social e 1ª Dama Nice Pano, a Vice-Prefeita Terezinha Viveiros, a Diretora Municipal de Saúde Eliana Marsili, o Diretor da DRS (Diretoria Regional de Saúde) Antônio Martins, o representante do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo) Sr. Bruno Cobra, o Presidente e a Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Willian Pio e a Dra. Daniela Spirandelli Salgado, as Médicas Cubanas Dra. Ana Montoya Reys e Dylaida Vazco Vargas, a Diretora de Saúde do Município de Santa Lúcia Vera Lúcia Bergamim Casterete, os Vereadores, Diego Viveiros, Leandro Macha, Mário Campos e Thiago Lima, além dos Diretores do DAEMA (Departamento de Água Esgoto e Meio Ambiente) Alan Stein, do CRÁS Deise Dótele, o Dr. Ezequiel Ariza Rios e o da Comunicação João Francisco Amaral.

No encontro as cidades de Santa Lúcia, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Rincão, Matão, Araraquara enviaram seus representantes.

Após a solenidade de abertura foi lido o regimento interno da III Conferência Municipal de Saúde e aprovado por unanimidade.

O Dr. José Carlos Arrojo Júnior prosseguiu com a palestra Construindo Novos Paradigmas na Atenção Primária a Saúde: Rompendo com o “sempre foi assim”.

Após a palestra os participantes da III Conferência se dividiram e se reuniram em 05 grupos com os seguintes temas: Gestão do SUS, Saúde Mental, Pré Hospitalar, Vigilância e Atenção Básica. A finalidade foi de discutir os temas e apresentar as propostas para todos os participantes. Após a apresentação e o debate das propostas, os membros do conselho Municipal de Saúde que já são delegados, se juntaram aos delegados eleitos pelos grupos para votar. Essas propostas que foram votadas e aprovadas serão incluídas no Plano Municipal de Saúde com vigência de 2017 a 2020 e seguirão para a Conferência Estadual e Nacional.