Prefeita Cleide Berti participa de lançamento do novo portal do Via Rápida Empresa.

Novo portal facilitará abertura de empresas no Estado de SP

Via Rápida Empresa permite que o registro seja feito integralmente pela internet; proposta é facilitar a vida do empreendedor paulista

Em evento ocorrido na manhã desta quinta-feira (10/09/15) no Palácio dos Bandeirantes, o  Estado de São Paulo ganhou o novo site do Via Rápida Empresa com a proposta de desburocratizar o processo de abertura empresas.  Por meio da ferramenta, é possível realizar o registro integralmente pela internet.

Em sua primeira fase as empresas limitadas serão abertas de um a cinco dias. Essa natureza jurídica representa 41% da movimentação diária na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

“É um passo muito importante que o estado de São Paulo está dando no sentido de agilizar a abertura e fechamento de empresa”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

Governador Geraldo Alckmin fala da importância do lançamento.

Mais do que nunca, São Paulo precisava de um agente facilitador nesse processo. “Mesmo neste ano de crise, aumentou o número de empresas criadas no estado”, disse Alckmin.” Ano passado foram 81 mil empresas no primeiro semestre. Este ano, já foram abertas 85 mil.

Durante o lançamento, houve também adesão de novas prefeituras no Módulo Estadual de Licenciamento Integrado do Via Rápida Empresa. “Temos agora 100 municípios conveniados”, ressaltou o governador.

A Prefeita Cleide Berti esteve presente ao evento acompanhada da Chefe do CEAT – Centro de Atendimento ao Trabalhador Dirce Lauto Guimarães  Oliveira e assinou o termo de Adesão.

Chefe do CEAT Dirce L. Oliveira e a Prefeita Cleide Berti.

Como utilizar o serviço
O portal será acessado pelo site www.jucesp.sp.gov.br (por meio do cadastro web). O usuário poderá entrar nos sistema com o certificado digital ou pelos dados cadastrados na nota fiscal paulista. O sistema envia um protocolo pelo e-mail registrado e avisa a Jucesp que há um novo registro em andamento.

Em seguida, o empreendedor escolhe a atividade empresarial, e opta pelo município que será sediada a empresa. Caso o município já seja conveniado ao Módulo de Licenciamento do Programa, a abertura será ainda mais rápida.