Departamento de Cultura, Turismo e Lazer | 11 de Maio de 2022
EntreMeadas
A mostra dá destaque ao artesanato brasileiro feito por mulheres e valoriza o patrimônio cultural ao reunir o trabalho de artesãs e coletivos de diversas cidades paulistas, para as quais o artesanato é um meio de expressão, de afirmação de identidade e de geração de renda.
Com riqueza de trançados, cores e formas, a exposição apresenta obras artesanais e suas raízes – desde o material escolhido, a comunidade de origem e a artesã criadora.
O trabalho de curadoria também se destaca pelo recorte geográfico. Durante o processo de pesquisa Adélia Borges mapeou uma rica diversidade artesanal, que tem como resultado uma mostra com obras feitas por 23 participantes, na capital paulista e em outras cidades do estado: Américo Brasiliense, Atibaia, Bauru, Bertioga, Cananéia, Carapicuíba, Eldorado, Guapiara, Guarulhos, Miracatu, Olímpia, Osasco, São Bento do Sapucaí e Tremembé.
Homenagem a uma guerreira
A temporada de EntreMeadas em Guarulhos também presta homenagem a uma mulher muito especial: Lucinda Bento. Nas pesquisas para a primeira edição da exposição seu nome se destacou, tanto pela pulsão artística de seu trabalho quanto por sua capacidade de articulação e liderança. Em outubro de 2019, quando mais de 800 pessoas se reuniram no Sesc Vila Mariana para a abertura da exposição, ela falou em nome das participantes. Mesmo debilitada, Lucinda deu o seu recado e transmitiu o carisma de alguém que via na beleza e na cultura uma forma de encantar o cotidiano. Lucinda faleceu um mês depois.
Como forma de homenagear Lucinda, esta edição da mostra traz uma de suas últimas obras e o vídeo Lucinda, mãe negra da cidade doçura, realizado em 2021 por Maria Moema, com recursos da Lei Aldir Blanc. O documentário mostra como ela contagiou moradores de Américo Brasiliense e a comunidade paulista de artesãos com seu exemplo, seus ensinamentos, sua alegria, sua intensidade. Com sua trajetória, essa guerreira demonstrou que as pessoas não precisam de escolaridade formal para conseguirem expressar uma alta voltagem criativa em objetos que elaboram com as próprias mãos.
Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense
Juntos Construindo Uma Nova História